Você é apegado ao seu lar?
- paradoisarquitetura
- 16 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Existem pessoas que possuem um caso de amor profundo por suas residências que usam aquele conhecido jargão “lar doce lar” para defini-las. Mas você sabe os reais motivos que te levam a ter um caso de amor com sua casa? Então continua a leitura que iremos compartilhar hoje com você sobre apego ao lugar.
Já explicamos em outro artigo sobre a “Diferença entre Ambiente, Espaço e Lugar” - então procura aqui em nosso blog para complementar essa leitura.
Então já sabemos que o lugar sintetiza nosso passado, presente e futuro, pois, ao mesmo tempo em que é memória, aglutina vivências e apresenta possibilidades. Justamente pelo fato da residência ser um lugar que é carregado de vivências positivas (ou negativas) ele vai gerando um apego (ou repulsa).
As pessoas se tornam apegadas ao lugar, pois o mesmo ganha significados importantes que ultrapassam as questões físicas, pois alcançam os valores sentimentais que estão arraigados com as experiências vividas naquele lugar e assim ativam as memórias afetivas criadas no passado – na infância e juventude –, isso influencia nas escolhas do presente e projeta o futuro. Por que afirmamos isso? Pois essas lembranças afetivas germinam como sementes em terra fértil nas mentes das pessoas – mesmo que seja inconsciente – e com o tempo brotam e por fim possuem a necessidade de dar frutos e flores, mas claro que esse processo todo irá depender dos fatores dimensionais (funcional, simbólico e relacional) de forma positiva. Segundo os autores CAVALCANTE E ELALI (2011) os fatores dimensionais serão a base para a construção do apego ao lugar:
•Dimensão Funcional – coloca o espaço físico como gerador de comportamentos que podem estimular o bem-estar ou estresse;
•Dimensão Simbólica – está ligado ao conteúdo simbólico de origem sociocultural e individual qual é mediador da relação pessoa-ambiente influenciando na interpretação da leitura das experiências vividas no lugar;
•Dimensão Relacional – tem como foco os tipos de envolvimentos sociais experienciados no lugar, de preferência amigos e familiares, e as características no lugar, assim proporcionando um sentimento de comunidade e fazendo-se pertencer a um grupo e um lugar específico.
Desenho 01 – Apego ao Lugar

Fonte: Para Dois Arquitetura Residencial, 2018
Mas o apego ao lugar leva algum tempo para consolidar-se e depende de certas influências como: qualidade ambiental, as necessidades do indivíduo, o que o lugar representa para sua própria identidade, tempo de residência e familiaridade com o lugar (GIULIANI E BARABOTTI 2000 APUD CAVALCANTE E ELALI, 2011).
Uma vez criado o lugar ele jamais sairá de nossas lembranças, mesmo que deixe de existir fisicamente, como uma demolição, pois as memórias serão sempre regadas pelas vivências experimentadas no tal lugar (CAVALCANTE E ELALI, 2011).
Sobre a relação afetiva com os lugares, alguns pontos devem ser levados em consideração, como: sentimento de bem-estar, sentimento de perda e sentimento de pertencimento a uma comunidade, contudo sabem que é difícil medir sentimentos, por isso existe alguns indicadores para avaliar o lugar, como: satisfação expressa, interesse por problemas do bairro, nível de interação com a comunidade local, reações ao deixar o lugar, tempo de estadia, recordações do passado que se elencam com o presente, proximidade de outros lugares, vida profissional, ciclo da vida etc (KUHNEN, CRUZ E TAKASE, 2009). Portanto, existe um critério em destaque, Fried (1982 apud Kuhnen, Cruz e Takase, 2009 p. 27) observou em suas pesquisas que o acesso a espaços verdes favorece o apego ao lugar da moradia. Holahan (1986 apud Kuhnen, Cruz e Takase, 2009) também defende a vegetação como item de valorização do lugar, seus estudos concluíram que as pessoas que possuem disponibilidade visual ou contato em seu entorno com áreas verdes, tem elevada qualidade de vida.
Assim compreendemos que o ser humano tem a necessidade de se apropriar e criar laços com o lugar para expressar toda sua subjetividade, o maior exemplo disso é a moradia de um indivíduo, pois nele o homem tem autonomia para o regular conforme as suas necessidades, exigências, gostos e desejos.
Então agora que ficou claro os motivos pelos quais somos tão apegados ao nosso lar, compartilha conosco nos comentários quais são os sentimentos que você tem ao usufruir de sua residência?
댓글