Reforma completa ou por ambiente?
- paradoisarquitetura
- 12 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Está pensando em reformar, porém está em dúvida se deve fazer uma reforma completa ou por ambiente? Iremos listar os pros e contra de cada uma para lhe auxiliar a tomar sua decisão.
Antes de começarmos a falar sobre a reforma, vocês devem ter em mente que fazer uma reforma em casa requer planejamento e organização, e para isso vocês podem buscar o auxiliou de um profissional.
Primeiramente o casal deve analisar quais mudanças pretendem fazer em sua casa, definindo assim o objetivo da reforma. A casa apresenta algum problema e vocês querem resolve-lo? Pretendem aumentar o valor do imóvel? A separação dos espaços não faz mais sentido, desejando assim modificar a arquitetura? O estilo da casa não lhe representa mais? Cansou dos mobiliários e revestimentos?
A partir desses e de outros questionamentos o casal pode definir o que realmente necessita ser feito com a reforma pretendida.
1. Reforma Completa.
A reforma completa é mais indicada para aqueles casos em que o casal ainda não esteja morado na residência ou para aquele que possam mudar/ sair da casa no período em que a reforma estiver acontecendo. Isso porque uma reforma completa na residência poderá ter o fluxo intenso de trabalhadores no local , ocasionando uma perda de privacidade do casal.
Outro fator é que nesse tipo de reforma, onde há interferências em todos os ambientes da casa, pode ocasionar uma maior emissão de poeiras, barulho, cheiros de produtos químicos dentre outros que podem prejudicar o bem-estar dos moradores.

Fonte: http://www.imobstatus.com.br/noticias/Reforma-e-construcao-6/Pros-e-contras-de-uma-reforma-69
Uma reforma completa, também requer um maior investimento imediato do que uma reforma por ambiente, pois os custos serão maiores, tendo em vista que deverá ser feito um projeto arquitetônico, detalhamentos e projetos complementares ( estrutural, hidro-sanitário, elétrico), quando necessário, além de maiores gastos com compra de revestimentos, tintas, e mão de obra. Dessa forma o casal deve analisar se é possível financeiramente uma reforma em toda a residência.
2. Reforma por ambiente
A reforma por ambiente é indicada naqueles casos em que os moradores não poderão sair da residência ou não possuem orçamento para realizar a reforma de uma só vez, ou quando desejam reformar apenas um ambiente da residência.
Assim com o auxilio de um profissional, o casal irá estipular as prioridades para iniciar a reforma, estipulando qual o ambiente necessita ou querem que seja reformado primeiro. A partir dessa decisão esse ambiente em questão será reformado por completo.
Este tipo de reforma gera menos entulho, porém para aqueles que tem muita pressa em ver tudo pronto o quanto antes, a reforma por ambientes não é a mais indicada, pois até você conseguir reformar toda a residência partindo do princípio de reformar ambiente por ambiente demora mais do que a reforma completa.
Comments