Setembro Amarelo
- paradoisarquitetura
- 22 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Oi pessoal! Tudo bem? Hoje iremos tratar de um assunto muito sério, o suicídio, que a cada dia está ficando mais presente em nossa sociedade.
Segundo a organização mundial da saúde, no mundo suicidam-se por dia 3 mil pessoas, e por cada pessoa que se suicida, 20 ou mais cometem tentativas de suicídio. Mas por que isso ocorre? O que leva as pessoas a violar o instinto primário de sobrevivência?

O suicídio é o ato intencional de matar a si mesmo. Alguns indivíduos inundados por problemas veem no suicídio uma forma de acabar com suas dores, e as razões que levam uma pessoa a tomar tal atitude são difíceis de se compreender.
Os profissionais de arquitetura e designer lidam, muitas vezes, com os sonhos de seus clientes, e esses por sua vez, têm uma expectativa muito grande em relação ao projeto. Um bom profissional ao fazer o briefing com seu cliente deve escutá-lo com muita atenção, compreender os desejos, gostos e necessidades da pessoa. Essa etapa do projeto é de fundamental importância para o sucesso do mesmo.
O arquiteto deve abstrair, em um primeiro momento, suas preferências, para que possa compreender e analisar as preferências do cliente com melhor clareza. Ao fazer essa análise, o profissional deve desmistificar essas preferências do cliente, deve olhar não só para aquilo que é dito “discurso oficial”, mas deve também observar o que não foi dito, não ficando preso somente ao discurso oficial.
O papel do profissional de arquitetura é buscar o equilíbrio, é se colocar no lugar do outro, ajudando a pessoa a fazer as melhores escolhas. Em momento algum o profissional deve impor seus gostos e preferências, pois, ao final do processo, o cliente pode ficar frustrado devido não se identificar com o local.
Esse excesso de expectativa inicial e a frustração ao final do processo provoca um estresse que pode evoluir para quadros depressivos ou agravar conflitos internos da pessoa, pois muitas vezes não sabemos o que está além das fachadas de cada indivíduo, o que está por traz, o que realmente ele(a) esteja sentindo. Por isso o profissional deve ser uma ponte para que os sonhos, desejos e necessidades do clientes sejam conquistados da melhor maneira.
Esse mês de setembro, ocorre a campanha do Setembro Amarelo voltada para a prevenção de suicídios. É uma forma de promover ajuda a quem precisa e difundir conhecimento sobre o assunto. Dizer ou tentar se matar não significa que a pessoa está fazendo drama ou quer chamar a atenção, em muitos casos essas pessoas estão passando por problemas e não conseguem observar uma outra forma para acabar com eles, por isso precisam de ajuda, do acolhimento da família, precisam ser escutadas.
Revisado por Ana Sarah Cordeiro
Comments