Noivamos, como se organizar para montar nosso 1º lar?
- paradoisarquitetura
- 1 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Quando noivamos nossa mente fica a mil por conta de realizar o tão momento de casar. Geralmente a maior preocupação começa por parte da festa de casamento, qual vestido de noiva é ideal para o meu corpo, a decoração, as cores, o local da festa, quem será os padrinhos, as músicas que deverão tocar, o buffet,... ufa! São muitos detalhes a serem decididos e a mulherada fica louca, porque geralmente os homens não se importam tanto com esse momento, preferem pensar na lua de mel.
A cerimônia de casamento é extremamente importante e deve ser planejada com muito cuidado e carinho, entretanto não é possível deixar de lado um outro assunto que deve maior atenção nessa nova fase de vida: o primeiro lar do casal.
Quando o casal decide ficar noivos eles precisam ter claro que é o momento de se organizar financeiramente para enfrentar novos desafios e atrair novas conquistas, equilibrar as contas entre a festa de casamento e a montagem da primeira residência do casal deve ser feito com muito planejamento, por isso resolvemos compartilhar a experiência da nossa arquiteta e designer de interiores Viviana Fonseca e as lições que ela tirou com o seu noivado.
Quando Viviana e Thyêgo decidiram noivar a primeira coisa que fizeram foi abrir uma conta poupança para guardar dinheiro para as dispensas que viriam, em seguida começaram pesquisar sobre quanto iria custar o sonho deles de casar na praia de Salinas – PA. Posteriormente também começaram a visitar stand de vendas de novos empreendimentos para comprar um imóvel na planta. Depois de tantas visitas a potenciais fornecedores de casamento e apartamentos modelos, o casal avaliou todos os orçamentos e descobriram que o sonho deles custava muito caro e que não teriam condições de arcar com as mesmas, por isso optaram em escolher o que iriam priorizar: cerimônia de casamento ou montar o primeiro lar?
Viviana e Thyêgo decidiram que iriam priorizar a montagem do primeiro lar e por conta disse economizariam o máximo possível na cerimônia de casamento. A primeira coisa a ser feita após essa decisão foi elaborar o projeto de interiores completo do apartamento adquirido. Com o projeto de interiores pronto e definido foi possível elaborar uma lista de compras dos móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos e acessórios decorativos que desejam ter dentro da casa deles, qual podemos chamar de enxoval do casal.
Esse tipo de planejamento e organização ajudou o casal a colocar tudo na ponta do lápis para saber quanto custava o sonho do primeiro lar e assim definir quais estratégias de ação tomar para realizá-lo. A estratégia de ação que Viviana e Thyêgo definiram foi trabalhar intensamente e economizar ao máximo, deixando de fazer compras sem necessidade e abrir mão do lazer, e estipulando uma data final para a concretização da mesma, qual poderia ser alterada quando o casal verificasse que precisava de mais tempo.
A estratégia deu certo, mas o prazo final para a concretização do sonho foi alterado três vezes ao longo de 4 anos e 5 meses de noivado. Alguns podem achar que foi tempo demais, contudo, eles acreditam que foi suficientemente importante e valeu a pena, pois durante esse período eles conseguiram tudo o que haviam planejado e entraram em um casamento sem dívidas! Sim, eles conseguiram quitar apartamento e cerimônia de casamento até uma semana antes do enlace cerimonial e curtiram a lua-de-mel feliz da vida. Milagre? Não! Organização, planejamento, foco e determinação foram os combustíveis que alimentavam o casal a não desistir.
Imagem 01 – Viviana e Thyêgo no dia de seu casamento

Fonte: Arquivo pessoal do casal, 2015
Viviana e Thyêgo não se arrependem de suas escolhas e por isso deixam de lição o passo a passo para casais que estão noivos:
1.Avalie e reconheça a sua situação financeira atual;
2.Defina, descrimine e quantifique o sonho;
3.Planeje e organize as estratégia de ação para alcançar o sonho;
4.Estipule um prazo de realização do seu sonho e se tiver que alterá-lo para atingi-lo não fique triste, faça;
5.Seja disciplinado, não desista nas dificuldades e adversidades;
6.Comemore a realização de seu sonho com quem você ama!
Imagem 02 e 03 – Apartamento de Viviana e Thyêgo

Fonte: Arquivo pessoal do casal, 2015
Se você gostou desse assunto, ficou com dúvida ou deseja a lista de enxoval do casal para lhe auxiliar na sua jornada para montar o seu primeiro lar escreve aqui nos comentários que temos o maior prazer em lhe atender.
Imagem 04 e 05 – Apartamento de Viviana e Thyêgo

Fonte: Arquivo pessoal do casal, 2015
Imagem 06, 07 e 08 – Apartamento de Viviana e Thyêgo

Fonte: Arquivo pessoal do casal, 2015
Comments