Espaços residenciais - Setor Serviço.
- paradoisarquitetura
- 10 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Quando o projeto arquitetônico da residência é setorizado de forma correta, promove uma qualidade de vida aos usuários, pois permite que o fluxo e funcionalidade dos ambientes em relação à suas atividades sejam realizadas com eficácia. Nesse artigo você irá conhecer os ambientes que compõem o setor de serviço.
2.Setor Serviço
Esse setor é composto por espaços voltados para estocagem e elaboração de alimento, realização das refeições, lavagens e serviços gerais: como lavar, secar e passar roupas. Geralmente fica posicionada entre o setor social e circulação, assim permitindo fácil acesso para dar apoio e suporte aos demais setores.
a)Cozinha
É um espaço reservado para o preparo das refeições e armazenamento delas, podendo aparecer isoladas ou no estilo americana – sem divisões com as salas.
Como estratégia de estudo para a criação de layout das Cozinhas, os profissionais da área usam para análise o triângulo das atividades: lavagem, cocção e armazenamento. A lavagem ocorre na pia, a cocção acontece no fogão ou cooktop e forno e o armazenamento fica por conta da geladeira (e armários). A melhor posição é aquela que possui o menor triângulo. Dessa forma o ambiente se torna mais funcional para os usuários. No caso de apartamentos compactos, as cozinhas não proporcionam o triângulo e as atividades se comportam de forma linear, assim sendo a mais funcional possível.

Os itens básicos do mobiliário para uma cozinha funcionar são: pia, armários e os eletrodomésticos: geladeira e fogão. Além de toda essa preocupação já mencionada, não podemos esquecer medidas dimensionais entre objetos e circulação, as distâncias entre os itens devem ser bem pensados e elaborados para não permitir que ocorra acidentes domésticos.

Outro ponto extremamente importante é a iluminação, por ser um lugar onde usamos instrumentos cortantes, o espaço deve ser extremamente iluminado, contudo geralmente as construtoras entregam apenas um ponto de luz em cada cômodo. Para melhor aproveitar a escolha do tipo de luminária, devem ser feita de forma criteriosa, mas dependendo da posição dessa iluminação geral em relação ao layout é possível que gere sombra em algum momento na área de trabalho, para auxiliar é importante prever iluminação em baixo dos móveis e na coifa.

b) Copa
É um espaço reservado a refeições diárias, tais como: café da manhã, almoço e jantar, assim fazendo com que a Sala de Jantar (pertence ao Setor Social) seja usada apenas em momentos formais e especiais. Atualmente, esse ambiente foi praticamente abolido dos layout contemporâneos e acoplados dentro da Cozinha ou substituídos por bancadas para refeições rápidas dentro da Cozinha ou muitas vezes pensadas apenas para atender aos empregados da residência.

c) Área de Serviço
Esse espaço é reservado para o armazenamento de material de limpeza e lavanderia de um lar. Podendo ser acoplado a cozinha ou separado. Atualmente esse espaço fundiu dois ambientes: lavanderia e área de serviço, por conta o mobiliário predominante é composto por máquina de lavar, tanque de lavar roupa, armários de armazenamento de material de limpeza, mas também pode ocorrer atividades de passar roupa.
A maioria das tipologias residências reduziram esse ambiente por conta da popularização das empresas especializadas nesse tipo de serviço, dessa forma não havendo a necessidade ter todos os itens desse espaço dentro do lar, pois existe a possibilidade dos usuários levarem suas roupas para serem lavadas nessas empresas especializadas. E além de contratar o serviço de faxina de empresa especializada que já trazem os próprios produtos de limpeza.

d) Alojamento de empregados
Espaço reservado para moradia ou descanso dos funcionários da residência, geralmente uma empregada doméstica, geralmente esse espaço é extremamente reduzido em metragem, assim fazendo com que o ambiente seja composto apenas por itens básicos, como cama e armário compacto, contudo irá depender da cultura familiar dos usuários, pois caso não tenham necessidade de ter empregados a disposição para morar ou dormir, possa ter apenas armários e virar um depósito.
O importante aqui é não esquecer que esse espaço deve ser bem aproveitado, como por exemplo gavetões em baixo da cama para armazenamento, prateleiras e ganchos na parede como suporte são ótimas soluções

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/647040671440921170/
Em suma o setor de serviço sofreu diminuição em seu espaço por diversas facilidades que a modernidade propõem e por mudanças de comportamento familiar. Isso faz com que os usuários venham refletir bastante sobre como irão aproveitar cada ambiente de sua residência.
Na semana que vem traremos o último setor, se tem dúvidas escreve nos comentários que teremos o prazer de responder.
Revisado por Ana Sarah Cordeiro
Comments