Espaços residenciais - Setor Social.
- paradoisarquitetura
- 3 de nov. de 2018
- 5 min de leitura
É engraçado como achamos que sabemos tudo quando passamos a estudar sobre arquitetura de interiores e decoração, principalmente a respeito da casa, pois afinal moramos em uma desde que nascemos.
A partir de hoje queremos pontuar os ambientes que aparecem com mais frequência, com seus usos, significados, importâncias e justificativas para o usuário, assim trazendo clareza para você sobre a importância de cada espaço dentro de um lar.
A princípio preciso que entenda sobre a setorização da casa brasileira, por conta da herança de nossos colonizadores os setores enraizados são justificados pelo sistema patriarcal: Setor Social, Setor de Serviço, Setor Íntimo e Circulação. Em cada final de semana veremos as particularidades de cada setor e seus ambientes.
1.Setor Social
Esse setor é detentor de todos os ambientes que deverão proporcionar recepção, atendimento, lazer e entretenimento, geralmente fica posicionada na parte frontal de uma residência, ladeado pelo setor de serviço e circulação, assim fazendo com que as visitas e hóspedes não precisem adentrar nos ambientes mais íntimos do lar.
a)Hall de Entrada
Esse espaço é o primeiro ambiente que nos deparamos ao entrar em uma residência, por isso o considero sinônimo de cartão de visita, ele precisa ser uma prévia do que o convidado irá conhecer ao entrar naquele lar, por isso deve ser acolhedor refletindo a frase: “Seja bem-vindo!”.
Não podemos esquecer que o hall de entrada é um lugar de passagem, por isso não pode haver objetos que venham obstruir o espaço (circulações mínimas de 90cm).
Em linhas gerais existem alguns itens que aparecem com frequência por conta da funcionalidade que promove ao ambiente, que são:
Espelho – para o usuário se ver antes de sair e ao entrar; •Claviculário – também conhecido como porta-chaves, auxilia na organização diminuindo tempo de procura pela chave de casa ou do carro;
Cabideiro – a visita chegou e coloca a bolsa, mochila, guarda-chuva onde? Em cima do sofá? Ou então você pede para guardar no quarto? Lógico que não, esse objeto ajuda a deixar tudo no seu devido lugar e ninguém entrar em sua intimidade;
Banco, Poltrona ou Cadeira – aquelas pessoas que adoram andar descalços em casa e por isso é maníaco por limpeza, nesse caso calça o sapato ao lado da porta de saída e tira ao entrar, então o conforto de um assento é fundamental;

b) Sala de Estar
Também conhecida como Living Room, foi pensado para receber pessoas, sejam elas íntimas ou não, tendo como principal atividade desse ambiente o diálogo entre os usuários. Como não sabemos ao certo o tempo que irão usar o espaço, é preciso considerar alguns móveis e acessórios básicos que irão trazer conforto em sua estadia, que são: sofá, almofadas, mesa de apoio e cortinas. Claro que existe outros itens que fazem o diferencial como: poltronas, puffs, chaise long, recameir, tapetes, abajour, etc.
As dicas mais importantes de composição da sala de estar são:
Conhecer a metragem do espaço e escolher os móveis considerando sempre distâncias mínimas entre os mesmos, assim não deixando a sensação apertada ao local;
O tapete deve sempre estar preso em baixo dos móveis de preferência de 20 a 30 cm, assim evitando acidentes domésticos;
As cortinas devem ser proporcionais ao tamanho da janela e sempre rentes ao chão, nunca deixando arrastando.

Fonte: http://blog.encadreeposters.com.br/post/107779839756/sof%C3%A1-branco-na-decora%C3%A7%C3%A3o-da-sala
c) Sala de Jantar
Também conhecida como Dinning Room, foi pensada para realização das refeições mais formais, ou seja, quando estão recebendo convidados ou comemorando algo especial. A ideia não é passar tantas horas, contudo é importante ser confortável e funcional, por conta da principal atividade ser comer e beber. Para que isso ocorra é necessário alguns móveis básicos, como: mesa de jantar e jogo de cadeiras, claro que se tiver espaço acrescentamos tapete, buffet ou aparador.
Atenção: É importante ressaltar que em todos os ambientes, sem exceção, deverá levar em consideração a metragem do espaço e projetar móveis que se adequem sem deixar a circulação comprometida.
No caso da sala de jantar, devemos analisar onde irá passar pessoas atrás das cadeiras que serão ocupadas no entorno da mesa e assim definir uma circulação que pode variar de 80cm a 1.20m entre a mesa e a parede. Se a mesa for feita sob encomenda devemos considerar para uma pessoa uma superfície de mesa de 60cm de largura por 40cm de profundidade e considerar mais 20cm entre vizinhos de mesa.
Sobre os modelos de mesa e cadeiras, existem uma infinidades no mercado – retangular, quadrada, circular, triangular e oval – , por isso fica ao gosto do usuário.

d) Sala de TV
Muito conhecida como Home Theater, esse espaço nasceu com a popularidade da televisão. A principal função desse cômodo é unir família e amigos para promover entretenimento e lazer através dos vários equipamentos eletrônicos, como: DVD, TV a cabo, vídeo game, internet, etc. Mas para que tudo isso seja feito é necessário projetar o espaço com mobiliário adequado, com distâncias necessárias para circulação e conforto visual, como: sofá, mesa de apoio, armário e painel. Afinal, a televisão é um equipamento que emite muita luz e se os olhos dos usuários estiverem expostos a longas horas pode gerar problemas oculares, por isso sugerimos sempre saber a distância do sofá para a TV para não prejudicar sua visão.

Outro equipamento que deve ter uma atenção especial é o aparelho que dá apelido ao espaço. O home theater proporciona a sensação de estar na sala de cinema se estiver adequado a área do ambiente e com suas caixas de distribuição de som nos lugares certos, mas para maiores informações sugiro uma consulta com profissional de automação, não sou tão boa assim com tecnologia.

e) Lavabo
Um lugar destinado às necessidades básicas de higiene pessoal dos convidados, tais como lavar as mãos e necessidades fisiológicas. Para isso acontecer os itens básicos são: vaso sanitário (com ou sem caixa acoplada), ducha higiênica, lavatório e espelho. Esse cômodo por ser usado exclusivamente pela visita sempre recebe uma maior atenção em relação a estética e os usuários estão sempre dispostos a ousar e investir para encantar os seus convidados, por isso aqui vale tudo.

f) Escritório Domiciliar
Gostaria de saber por que o brasileiro prefere chamar de Home Office esse espaço? Mas enfim, é usado para trabalhar, independente de sua atividade profissional, deverá ser projetado para dar continuidade as suas atividades profissionais fora do espaço comercial.
Mas é claro que existem pessoas que preferem trabalhar em casa e por isso é necessário prever suas necessidades básicas vinculadas a ergonomia de seu corpo para fazer tais atividades que seu trabalho exige.
Antes de continuar precisamos enfatizar que dependendo da tipologia da residência, todos os ambientes podem trabalhar de forma aglutinada, ou seja, em único espaço pode funcionar como Sala de Estar, Sala de Jantar, Sala de TV e Escritório Domiciliar ou juntar o Home Office com o Quarto de Hóspedes.

g) Varanda e Sacada
Muitas pessoas confundem Sacada com Varanda por isso vamos esclarecer. A varanda é um ambiente vinculado ao edifício de forma que proporciona extensão do espaço interno, e, por isso, é geralmente coberto. A sacada é caracterizada por uma laje em balanço ou alinhada ao prédio, por isso, também é conhecida como balcão, são áreas externas de edificações que só podem dar acesso a elas através de uma janela ou porta. Mas ambas possuem a mesma utilidade, contemplar a paisagem do entorno da residência independente da tipologia residencial. Dependendo da dimensão do ambiente pode receber móveis, acessórios decorativos, eletrodomésticos, eletrônicos e, é claro, vegetação.

Atualmente está em alta a construção de edifícios com projetos de apartamentos com “Varanda Goumert”, com o objetivo de estimular o usuário a receber visitas e esse
ambiente serve de extensão da sala de estar e jantar, em alguns casos o cliente opta em refrigerar esse espaço, assim gerando uma febre o uso de esquadrias envidraçadas com estruturas de alumínio ou inox.

Esperamos que tenha esclarecido que o setor possui diversos ambientes que podem estar separados ou juntos, isso acontece principalmente nos tipos de residências de pequeno porte, como apartamentos até 50m². Se ficou ainda com dúvida, escreva nos comentários que teremos o prazer de responder.
Continue acompanhando nosso blog que na semana que vem tem o setor de serviço.
Revisado por: Ana Sarah Cordeiro
Comments