Consultoria, você sabe o que é?
- paradoisarquitetura
- 13 de out. de 2018
- 5 min de leitura
Muitas pessoas associam a imagem do arquiteto somente a elaboração e execução de projetos, porém, uma de suas modalidades de serviço é a consultoria. Esta, por sua vez, é procurada por pessoas que necessitam tirar dúvidas pontuais sobre determinado ambiente e decoração, ou que não tem condições ou não querem pagar por um projeto.
Vamos supor que você queira mudar a decoração de um ambiente de casa de forma a atender as novas necessidades de seus usuários e que você tenha algumas ideias, porém não sabe como colocá-las em prática. É nesse momento que uma consultoria de arquitetura pode lhe ajudar, pois o arquiteto irá lhe auxiliar a realizar os seus desejos da melhor forma possível.
Quer saber mais sobre esse tipo de serviço? Achou que ele pode ser útil? Não deixe de ler este texto para tirar suas dúvidas sobre o que vem a ser a consultoria e como ela funciona!
O que é a consultoria?
A consultoria pode ser caracterizada como um serviço de aconselhamento, transmissão do conhecimento e da experiência onde o profissional faz análises e determina diagnósticos, além de indicar soluções para determinados problemas.
Com um processo muito mais rápido do que o projeto arquitetônico, a consultoria pode ser feita de maneiras diferentes, variando de profissional para profissional e a depender de cada situação/necessidade do cliente será preciso de um tipo diferenciado de consultoria. O arquiteto, através de diferentes maneiras, pode ser útil e ajudá-lo em diferentes momentos, desse serviço não demandar muito tempo, seu valor também é bem mais acessível.
Principais tipos de consultorias:
Como você deve ter notado o serviço de consultoria pode ser contratado para suprir vários tipos de necessidades, e como você já tem um conhecimento do que é esse serviço, vamos apresentar as principais modalidades desse serviço e como elas funcionam.
1. CONSULTORIA DE ARQUITETURA DE INTERIORES:
A consultoria de arquitetônica de interiores atende as necessidades dos clientes que precisam apenas de um esclarecimento pontual ou que necessitam de dicas para melhorar a funcionalidade ou estética, e que uma orientação profissional já atenderá suas necessidades. Esse tipo de serviço tem por objetivo fornecer as informações necessárias para que o cliente possa modificar seu ambiente com soluções práticas, funcionais, com estética e custo-benefício.

Essa consultoria pode ser feita tanto no local como online, no último caso, o cliente deve oferecer fotos e medidas do ambiente e a depender do caso dos mobiliários.
Assim o arquiteto parte da análise do local e das necessidades e desejos do cliente, e em seguida faz sugestões e orientações para que essa demanda atinja o resultado esperado, tendo em vista a funcionalidade, ergonomia, estética, conforto, a personalidade e os desejos do cliente, entre outros itens que forem necessários.
Durante a consultoria o profissional irá tirar as dúvidas, apresentar ideias e sugerir soluções eficazes para cada caso, apresentando o melhor custo benéfico das soluções para o cliente. O consultor irá atuar, por exemplo, sugerindo o estilo da decoração, os moveis, a disposição de cada móvel, cores, iluminação, revestimentos e acabamentos, tudo isso dentro das necessidades, desejos e gostos de cada cliente, buscando o melhor aproveitamento dos espaços.
De uma forma geral, a maioria dos consultores, entregam ao final da consultoria ou alguns dias depois um documento com todas as soluções e ideias apresentadas durante a consultoria, porém esse documento não se trata de um projeto. Em alguns casos pode também incluir sugestões de lojas e uma lista de prestadores de serviço.
2. CONSULTORIA PARA COMPRA DE IMÓVEIS:

Outro momento que o serviço de um consultor em arquitetura pode ser muito útil é na compra de um imóvel, pois essa tarefa não é tão simples, são diferentes prioridades que devem ser avaliadas e que nem sempre o cliente consegue visualizar sozinho.
O profissional tomará como referência as expectativas, desejos e necessidades do cliente e utilizará o seu conhecimento técnico e sua experiencia para encontrar a opção mais adequada aquela pessoa ou família.
A partir dessas expectativas do cliente são destacados os pontos positivos e negativos de cada imóvel e identifica fatores importantes para a escolha como: o estado da construção, viabilidade de reformas, valor de reforma, estado físico das instalações, conforto térmico e luminotécnico, orientação solar do local, dentre outros fatores que sejam relevantes para cada cliente. Assim o profissional apontará qual das opções tem a maior possibilidade de chegar a um resultado próximo ao desejado pelo cliente. Isso só é possível pois, os profissionais são treinados para analisar tais situações, diferente dos clientes que muitas vezes só perceberão tais situações com o tempo, o que poderá ser tarde demais.
3. CONSULTORIA PARA COMPRA DE TERRENOS:
Assim como a consultoria apresentada anteriormente, a consultoria para a compra de um terreno não é uma tarefa tão fácil e pode gerar insegurança e incertezas.
A ajuda de um arquiteto pode orientá-lo para que que invista de forma mais segura, cautelosa e esclarecida, auxiliando na escolha do terreno a partir de expectativa, desejos e necessidades do cliente.
A ajuda de um profissional nesse momento é valiosa para mostrar às possibilidades que cada terreno pode oferecer, alguns itens como declividade, visadas, insolação, ventilação podem ser previamente analisadas antes de se adquirir um terreno. Tais itens poderiam passar despercebidos pelo cliente, além de interferirem significativamente na hora de fazer o projeto e a construção.

Como a consultoria é realizada?
A consultoria em arquitetura não apresenta um método específico para ser realizada, isso irá depender do método utilizado por cada profissional e do tipo de consultoria a ser realizada. No entanto, para o melhor esclarecimento, iremos mostrar de um modo geral como a maior parte destas ocorrem.
Em primeiro lugar, o consultor identifica a demanda, as expectativas e os desejos do cliente, como já mencionado anteriormente. Em seguida, recolhe o máximo de informações sobre o ambiente, terreno ou imóvel para o qual a consultoria será realizada. Essa busca de informação pode ser feita de diversas formas como através de um questionário, uma conversa, no local em questão ou quando a consultoria for online através de fotos.
Após a análise dos dados e, quando for o caso, a visita in-loco, dentro de um prazo estabelecido previamente, o profissional entregará um relatório com todas as informações, dicas, ideias, orientações e sugestões para a comprar, decoração ou reforma.
Na consultoria de interiores, por exemplo, esse relatório pode conter referencias de moveis, cores, texturas, estampas, layout (este muitas vezes entregue com a sugestão da distribuição do mobiliário feito à mão), além de lista de fornecedores e prestadores de serviço.

Esse processo é realizado através visitas e encontros com o cliente ou no caso de consultoria de interiores, também pode ser feito por meio eletrônico, como o envio de plantas, fotos e outras informações necessárias para a realização da consultoria, tornando o serviço muito mais rápido e prático.
O custo de uma consultoria varia de profissional para profissional e também de acordo com a complexidade dos problemas a serem solucionados. A consultoria é a solução ideal para quem deseja intervenções pontuais, ou para auxiliar na compra do terreno ou imóvel.
A consultoria é prática, eficiente e acessível, além de ser a oportunidade de se servir do conhecimento do profissional para direcioná-lo nas suas decisões, como um bom guia para alcançar os seus objetivos.
Conseguiram entender o que é uma consultoria, seus tipos e como ela funciona?
Se você se interessou por esse serviço, ou se ainda tem alguma dúvida a respeito, entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em atender você!
Revisado por Ana Sarah Cordeiro
コメント