top of page

PARA DOIS ARQUITETURA

BLOG DE ARQUITETURA RESIDENCIAL

Por que contratar um arquiteto?

  • Foto do escritor: paradoisarquitetura
    paradoisarquitetura
  • 1 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

O Arquiteto é o profissional que irá ajudar o cliente a transformar suas ideias em realidade, analisando todos os cenários possíveis e apresentando a solução que melhor se adaptar às suas necessidades e desejos em soluções espaciais.


Tais profissionais veem o projeto no seu todo. Resolvendo-o com criatividade, funcionalidade, técnica e estética, assim deixando o ambiente mais agradável, sustentável e adequado às suas necessidades.


Contratar um arquiteto é um investimento de curto e longo prazo, pois você irá construir ou reformar com garantia de um profissional especializado, fazendo com que as etapas desse processo fluam melhor desde as primeiras ideias até a entrega do projeto, além de que uma obra feita sob orientação de um arquiteto agrega valor ao seu imóvel.


A sua presença pode ser o diferencial entre um projeto bem-sucedido e uma obra que não atingiu as expectativas. Os arquitetos elaboram trabalhos baseados no melhor custo benefício, assegurando a melhor solução possível entre as pretensões do cliente.

Em virtude de tais fatores listamos abaixo alguns pontos importantes para se contratar um arquiteto:


1. Planejamento:

É no planejamento que tudo começa. Nesta etapa será analisado tudo o que o cliente necessita e deseja, e só então a partir dessa análise será desenvolvido o projeto (com a representação gráfica da ideia e com as dimensões necessárias) ou uma consultoria.

Com o projeto arquitetônico o cliente poderá visualizar qual será o resultado final da obra e identificar se suas necessidades e desejos estão sendo atendidos, esse fator é crucial, pois evita erros ou mudanças de ideia durante a obra.

O planejamento, além de incorporar os estudos preliminares de um projeto e o projeto em si, também é nesta etapa que serão previstos toda a coordenação do trabalho, o gerenciamento, mão de obra necessária, a estimativa de gastos com matérias, orçamento e o cronograma de todas as etapas de projeto e da obra até sua conclusão.



ree

2. Funcionalidade:

Uma das especialidades do arquiteto é aproveitar os espaços da melhor forma, otimizando-os e garantindo que a distribuição dos mobiliários e equipamentos atenda as necessidades do cliente, assim proporcionando uma maior funcionalidade para o espaço.


ree

3. Segurança:

Em um projeto arquitetônico, em uma consultoria ou em uma obra a segurança é fundamental. A segurança decorre de um bom projeto e de uma obra bem executada, isso significa atender as exigências dos órgãos fiscalizadores, executar o trabalho com um profissional legalmente habilitado e evitar imprevistos.


ree

4. Economia:

O arquiteto é capacitado para atender as necessidades dos clientes da melhor forma possível agregando a economia e o limite do orçamento. Ele irá fazer um projeto bem planejado, auxiliando o cliente em todas as etapas do trabalho, prevendo a quantidade necessária de materias que serão utilizados e evitando desperdício, assim proporcionando ao cliente o melhor custo-benefício.

5. Conforto:

Um bom projeto de arquitetura leva em consideração o conforto, este está relacionado não somente ao conforto ambiental, onde se busca o máximo de conforto possível para os ocupantes de um espaço, através de estudos das condições climáticas, acústica, luminosidade, consumo de energia e redução de emissão de poluentes para o mio ambiente. Mais do que isso ao referir se a conforto também estamos falando do conforto-higiene (relacionado a saúde e bem-estar), o conforto-bem-estar (relacionado a forma de satisfazer os gostos da pessoa, trazendo comodidade) e o conforto-economia (relacionado a moradias mais simples e baratas, porém confortáveis e dignas para viver bem).


ree


Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page