top of page

PARA DOIS ARQUITETURA

BLOG DE ARQUITETURA RESIDENCIAL

Diferença entre Ambiente, Espaço e Lugar.

  • Foto do escritor: paradoisarquitetura
    paradoisarquitetura
  • 7 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Você sabe a diferença entre ambiente, espaço e lugar? Muitas pessoas acreditam que seja a mesma coisa, inclusive quando pesquisamos no dicionário, as palavras são até sinônimos como podemos ver com Ferreira (2007), a palavra “ambiente” é um adjetivo que cerca ou envolve os seres vivos e/ou coisas, e também é sinônimo de espaço e lugar. Já a palavra “espaço” significa lugar mais ou menos bem delimitado, que pode ser ocupado por algo ou alguém. Quanto à palavra “lugar”, é definido como espaço ocupado e ambiente, também assimilado por localidade, região ou país. Com essa definição do dicionário mostra que essas três palavras possuem praticamente o mesmo significado, entretanto, para a Psicologia Ambiental elas são diferentes e como isso está ligado à arquitetura de interiores gostaríamos de abrir nosso blog com esse tema que a princípio parece simples, mas ao estudarmos a fundo acabamos encontrando respostas para nossos problemas subjetivos a cerca da decoração de interiores.


A função de todo ambiente é atender as necessidades de seus usuários, se caso o ambiente não alcançar os seus objetivos, o usuário tenderá a modifica-lo para favorecer seus interesses. Cavalcante e Elali (2011, p.28) alegam:


Tudo o que estiver presente em um determinado ambiente – inclusive as pessoas – é parte que o constitui. As alterações sofridas em qualquer de seus componentes acarretam modificações nos demais, conferindo o ambiente uma nova feição. Portanto, sua configuração é dinâmica e unitária, incorporando mudanças que são assimiladas pelo ambiente como um todo.


Com a afirmação acima se pode dizer que existe uma dependência mútua entre a pessoa e seu ambiente. Nessa relação de ambiente e homem, o último é considerado o agente ativo, e colocado em uma posição superior de escolher sobre como irá agir perante o ambiente de forma positiva ou negativa (cuidar ou destruir). Mello (1991 apud Cavalcante e Elali 2011, p. 37) defende que não é apenas o ambiente que exerce influência sobre a pessoa, mas esta também age e modifica o ambiente, em especial quando o mesmo não atende a necessidade e objetivos. Assim classificamos ambiente como uma área em questão, que possui limites.


Quanto ao termo espaço, definimos como uma área geométrica concreta com limites bem definidos. O espaço é estudado de forma interdisciplinar e por isso pode ser considerado como base preexistente e estrutura interior necessária a qualquer teorização relativa ao homem. Ao projetar características particulares no espaço, o indivíduo define um território, regula as interações sociais e fortalece o sentido de pertencimento a um lugar.


Para explicar a diferença de espaço e lugar, Speller (2005 apud Cavalcante e Elali, 2011 p. 183) escreve que “espaço” coloca em destaque o aspecto físico do ambiente, enquanto “lugar” se refere aos sentimentos que os usuários atribuem ao espaço físico.


O termo lugar se é usado na Psicologia Ambiental quando o espaço atingiu um nível afetivo elevado para o indivíduo que o usufrui. Cavalcante e Elali (2011, p.188) define que o lugar sintetiza nosso passado, presente e futuro, pois, ao mesmo tempo em que é memória, aglutina vivências e apresenta possibilidades.


Dessa forma, percebemos de imediato que o homem faz uma leitura sobre os locais que ele passa, independente se seja privado ou público, o usuário fará uma definição do local de acordo com seu psicológico e dessa forma irá classificá-lo em: ambiente, espaço ou lugar. De qualquer modo, é notório observar que essa classificação é crescente, pois a cada etapa aumenta o grau de relação do local com a pessoa.



ree

Agora com esse pequeno esclarecimento você poderá classificar de forma correta o local que usa e assim definir o grau de relação que deseja ter com ele. De forma resumida, o ambiente é qualquer local, o espaço é uma área limitada em que existem vivências mais ativas e o lugar é o local de já passou os limites e atingiu um grau de afetividade considerável.

Então, escreve nos comentário como você classificaria o local que você reside?


Revisado por: Ana Sarah Cordeiro

Bibliografia

CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. (Org.). Temas Básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis, Rj: Vozes, 2011. 318 p.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2007. 895 p.


Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page